logo

Centro de Reabilitação realiza trabalho com pais para auxiliar no desenvolvimento e avanço clínico dos filhos


Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom

509 Acessos

Centro de Reabilitação realiza trabalho com pais para auxiliar no desenvolvimento e avanço clínico dos filhos

Através do Grupo de Oficina da Família (GOF), pais com crianças em reabilitação participam de uma semana de orientações para auxiliar no desenvolvimento e avanço clínico dos filhos. O grupo é desenvolvido pelo Centro de Reabilitação de Alto Araguaia (MT) Caio Hugueney, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na oficina, os pais confeccionam um livro sensorial direcionado para crianças afim de estimular a linguagem, percepção e conhecimento para possibilitar o avanço clínico. Os atendimentos envolvem atraso de fala, autismo, microcefalia, paralisia cerebral, deficiência mental e dificuldades neurológicas.

“Nós capacitamos os pais, transformamos em pais terapeutas para que em casa, todos os dias, ele tire um tempo para estimular o filho. Com este material em mãos fica mais fácil e direcionado”, explica a fonoaudióloga Shirley Luz Gomes Lopes.

A professora psicopedagoga, Celma Lemes Gonçalves fala que o projeto é significativo no desenvolvimento célere das crianças. “Porque todas elas de forma especial têm suas habilidades, mas é preciso que através do projeto desenvolva essas habilidades que muitas vezes estão escondidas”, afirma a psicopedagoga.

Jeane de Oliveira Magalhães, 24, está no projeto desde os primeiros dias de vida de sua filha Mariana que nasceu com microcefalia e hoje tem 3 anos. A mãe conta que o projeto ajuda como terapia para mente, ajuda a aproximar e incentivar no desenvolvimento dos filhos. “Nessa oficina estamos montando livros sensoriais para desenvolver o sentido de pegar, na fala, porque eles têm muita dificuldade. E é com muita repetição para eles conseguirem evoluir”, relata a mãe de Mariana.